Código CNAE: Aprenda como classificar a sua empresa
Aprenda como classificar a sua empresa com o código CNAE correto. O CNAE é muito importante para a saúde financeira do seu empreendimento.
As empresas desempenham os mais variados tipos de atividades, saber exatamente qual é o ramo da sua empresa e como classificar ela pode te ajudar muito e evitar problemas futuros.
Com certeza você sabe o que a sua empresa faz, mas você deve saber classificar ela no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), saber utilizar o código CNAE certo vai ajudar a sua empresa.
Nós iremos te ajudar a se livrar de problemas que podem aparecer caso você utilize o código CNAE errado, acompanhe este artigo até o final e se informe.
CNAE, o que é isso?
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou código CNAE, é um jeito de criar um padrão no Brasil para definir as atividades econômicas, os códigos têm o objetivo de definir o segmento da sua empresa, para determinar a sua área de atuação e realizar a cobrança de impostos de acordo com a atividade econômica da sua empresa.
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas vale para todos agentes econômicos que se encaixam na produção de bens e serviços. Isso inclui empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e até mesmo agentes autônomos (pessoa física).
Como escolher o código CNAE certo para sua empresa?
Primeiramente converse com seu contador, esse profissional saberá te orientar qual é o melhor CNAE a escolher, então peça orientações a ele antes de escolher o código CNAE.
Após conversar com seu contador você vai precisar pensar quais são os códigos de atividade que a sua empresa pode se enquadrar, defina quais vão ser as atividades, operações de vendas, revenda, prestações de serviços, quais serão os produtos que a sua empresa vai vender ou quais serviços ela vai prestar, essas respostas vão definir se a sua empresa terá apenas um código CNAE ou mais um código.
Uma empresa poderá informar uma atividade principal e até 99 atividades secundárias.
Essas atividades devem ser informadas com atenção, pois elas vão servir para o fisco conferir as atividades que a sua empresa exerce e tributar a sua empresa de acordo, a atividade principal será a atividade que gera mais renda para sua empresa.
Para conferir a tabela com os códigos é só acessar a CNAE-Fiscal, no site do CNAE.
Busque orientação profissional
Abrir uma empresa sempre vai ser muito burocrático e cansativo, então busque a ajuda de um profissional qualificado para te ajudar. Faça todo processo de abertura da sua empresa com seu contador e escolha as atividades seguindo as orientações dele.
Os conselhos do seu contador vão te ajudar a pagar menos tributos e podem até mesmo te livrar de multas, então não tente fazer nada sem ajuda qualificada.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br