IR: Saiba Como Consultar O 2º Lote Da Restituição Que Será Pago Nesta Sexta (30/06)
Um total de 5,1 milhões de contribuintes receberão um montante de R$ 7,5 bilhões nesse segundo lote de restituição.
Nesta sexta-feira, dia 30 de junho, será realizado o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda, conforme o calendário divulgado pela Receita Federal, que cobre o período de maio a setembro de 2023.
Segundo informações do órgão, um total de 5,1 milhões de contribuintes receberão um montante de R$ 7,5 bilhões nesse segundo lote de restituição.
Esse total inclui os seguintes grupos: idosos com 80 anos ou mais, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave, contribuintes cuja principal fonte de renda é proveniente do magistério, além daqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição por meio do Pix. Por fim, também estão incluídos os contribuintes que enviaram a declaração logo no início do prazo.
Todo o valor será destinado aos contribuintes com prioridade no reembolso.
Para verificar se a restituição está disponível, é possível acessar a página da Receita Federal na internet e fornecer o CPF, data de nascimento e o ano referente ao lote em questão.
Conforme divulgado pela Receita, os pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2023 serão realizados em cinco lotes. O primeiro já ocorreu em 31 de maio, e o próximo está programado para a próxima semana.
Confira as datas dos pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio (mesmo dia em que terminou o prazo para entrega da declaração);
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Saque da restituição
O pagamento será depositado na conta bancária informada ou na chave Pix vinculada ao CPF informado na declaração.
Caso a restituição não possa ser depositada na conta informada, como no caso de uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco. Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição após um ano, será necessário solicitar o resgate por meio do Portal e-CAC.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br